![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMxb90zKK5swei9HkGun8ZKklSw0I456wJTjebEICo1XTWM_9XnaAnpQSnHfQJlMmNgnwj9aI5_axxLdWsBBKuFn9pcVQYxrMTOTR5eZgZoPbMlRddpaAbLTTuUAmenrmR4f_lA6XXubo/s640/poti5.jpg)
O CPRM (Serviço Geológico do Brasil) acaba de informar que o rio Parnaíba em Teresina atingiu a "cota de atenção", chegando a 4m e 97cm, às 10h45 desta quinta-feira (12).
O dado é um alerta para as autoridades redobrarem os cuidados na capital, já que faltam 2m para decretar inundação na cidade. O prefeito Firmino Filho (PSDB) visitou hoje pela manhã áreas alagadas e anunciou que estuda decretar estado de calamidade na capital piauiense.
De acordo com o boletim hidrológico do CPRM, a cota de atenção foi registrada por volta das 5h30 de hoje. Ontem, no horário das 10h45, o rio Parnaíba estava com 4m e 13 cm, ele subiu quase um 1m nas últimas 24horas. O rio entra em "conta de alerta" se chegar a altura de 5m e 50cm. A cota de inundação é 6m e 87 cm.
O gerente de Hidrologia e Gestão Territorial do CPRM do Piauí, Jean Ricardo do Nascimento, destacou que o boletim mostra que o rio vem subindo e pode entrar na "cota de alerta".
"É como um sinal de trânsito que mostrar que está amarelo para possíveis alagamentos", disse o diretor.
Com informações do site Cidade Verde
DUQUE BACELAR- MA
O Rio Parnaíba em Duque Bacelar também atinge o nível máximo. O pontão mudou a sua rota e o embarque está sendo próximo ao Bar do Edio na beira rio. Com a inundação em Teresina a situação em Duque também é de alerta.
MIGUEL ALVES-
A abertura das comportas da Barragem de Boa Esperança elevou o nível do rio Parnaíba, que transbordou em Miguel Alves por volta das 6h30 desta quinta-feira (12). A prefeitura confirmou que quatro bairros estão inundados e 55 famílias serão removidas para o ginásio da cidade. As chuvas no Norte do estado superaram a média histórica em 22%e há várias cidades em alerta.
COELHO NETO-
A Prefeitura Municipal está atenta a situação de alerta por meio da Coordenadoria da Defesa Civil local, o Sr. Valdik Lopes tem monitorado as áreas de risco e realizado constantes levantamentos que são comunicados à Defesa Civil Estadual.
Comentários
Postar um comentário