O Samu de Duque Bacelar aguarda somente a liberação do Ministério da Saúde para dá início às operações de urgências no município.
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De acordo com o Secretário de Saúde de Duque Bacelar o senhor Jales Moura, a sede do SAMU está toda estruturada para o pleno funcionamento ao atendimento às urgências e emergências que poderão ocorrer no município, o mesmo fala que a sede atende a todos as exigências feitas pela própria portaria de funcionamento do mesmo e que apenas aguarda a autorização do Ministério da Saúde para seu funcionamento, isto porque trata-se de uma gestão compartilhada e que o Ministério é responsável pelo repasse da verba para manutenção e pagamento da equipe. O Secretário explica ainda que município conta com uma Central de Regulação, contendo uma Estrutura física constituída por profissionais (médicos, telefonistas auxiliares de regulação médica e rádiooperadores) capacitados em regulação dos chamados telefônicos que demandam orientação e/ou atendimento de urgência, por meio de uma classificação e priorização das necessidades de assistência em urgência, além de ordenar o fluxo efetivo das referências e contrarreferências dentro de uma Rede de Atenção;
De acordo com a Portaria GM/MS N.º 1.010/2012, o município contará com uma Unidade de Suporte Básico de Vida Terrestre, que será tripulada por dois profissionais, sendo um condutor do veículo treinado especificamente para atender urgências e emergências e por um Técnico em Enfermagem.
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Segundo o Prefeito Flávio Furtado, o Samu de Duque Bacelar quando iniciar suas operações, trará um avanço significativo no que diz respeito ao salvamento de vidas na cidade, a partir do funcionamento do Samu, visará sempre o atendimento que procura chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, mediante o envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências Poderá ser de natureza:
• Clínica
• Cirúrgica
• Traumática
• Psiquiátricas
O prefeito disponibilizou toda a estrutura necessária e de acordo como preconiza a Portaria de urgências e Emergências que rege o SAMU-192, contendo as repartições conforme abaixo:
• Um repouso masculino;
• Um repouso feminino;
• Uma copa;
• Uma sala de estar;
• Um WC Masculino;
• Um WC Feminino;
• Estacionamento coberto para as ambulâncias;
• Uma área que funcione como Expurgo;
• Almoxarifado;
• Área para higienização de materiais;
• Área para limpeza das Ambulâncias.
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